Cidades
CRM quer paralisar cirurgias: Max Russi denuncia interferência de Conselho
O deputado Max Russi (PSB) está indignado com o pedido do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) para desabilitar a empresa que executa atendimentos médicos cirúrgicos na Santa Casa de Rondonópolis, através do programa “Gov MT Fila Zero na Cirurgia”. “Não quer que o sistema de certo, não quer que as cirurgias aconteçam, não quer que a população seja beneficiada. Aí são vidas que se perdem”, denunciou o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa na sessão ordinária dessa quarta-feira (07).
Os procedimentos fazem parte de um acordo firmado entre o governo do estado e o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress/MT), em um convênio na ordem de R$ 20 milhões. “Espero que o Consórcio de Saúde não aceite essa intimidação, que a Santa Casa não aceite essa intimidação, que a empresa não aceite essa intimidação e espero que o CRM reveja a sua posição. A Assembleia Legislativa não vai aceitar isso”, complementou.
Max acredita que o desejo de paralização seja da parte de um conjunto de médicos, credores da Santa Casa, que estão insatisfeitos pelo não recebimento de seus pagamentos. Após o ofício do CRM, o Ministério Público Estadual (MPE) sugeriu a Santa Casa que continue a cumprir com os atendimentos.
“Não pode desvirtuar dinheiro do convênio para pagar outras contas que tenham lá. Felizmente o Ministério Público tá atuando junto e pediu a continuidade das cirurgias. Eu acredito que exista algo muito maior por traz disso”, reforçou.

Conforme o presidente do Coress, o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo, desde o início dos trabalhos, em novembro ado, estão previstos mais de 27 mil procedimentos, dentre consultas, exames e cirurgias para 19 municípios das regiões sul e sudeste.

Cidades
Chico Guarnieri propõe Portal de Obras para divulgação de informações sobre obras públicas

Foto: JL Siqueira/ALMT
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) apresentou um Projeto de Lei para criação de um Portal de Obras de Mato Grosso, plataforma online destinada a fornecer informações detalhadas sobre as obras públicas em execução, previstas ou concluídas pelo governo do Estado.
O controle das obras será ível a todos os cidadãos através da internet.Serão disponibilizadas informações como localização geográfica em mapa interativo, órgão responsável pela execução do projeto, descrição da obra, data de início e conclusão, valores de orçamento, justificativas para eventuais atrasos, contratados responsáveis, relatórios realizados, fotos atualizadas, além de links para legislações e documentos relacionados.
O Poder Público já conta com paineis de monitoramento, como o mapa de obras do Sinfralog e também o Geo-obras do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Todavia, a proposta apresentada no dia 19 de março, tem o objetivo de ampliar as informações que são disponibilizadas sobre os projetos executados pela gestão estadual.

“Esse Portal vai possibilitar o livre o dos cidadãos a informações sobre o andamento, os custos e a execução das obras públicas, garantindo assim, e facilitando, o maior controle social e fortalecendo a confiança da população na istração pública. Essa ferramenta vai promover a eficiência e otimização dos recursos públicos”, destacou o parlamentar.
Cidades
Morre bebê de grávida que foi mantida viva por aparelhos em MT
Morreu na madrugada deste sábado (25), em menos de 24 horas após o parto, o bebê da jovem Joyce Sousa Araújo, de 21 anos, que estava sendo mantida viva por aparelhos na Santa Casa de Rondonópolis, a 456 km de Tangará da Serra, após ter sofrido um aneurisma no dia 20 de dezembro e ter morte cerebral decretada no dia 1º de janeiro.
O recém-nascido era um menino e foi batizado com o nome de Adryan Miguel Sousa Borges. Ele nasceu com 900 gramas na manhã de sexta-feira (24) e em seguida foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
Em nota, a Santa Casa lamentou o ocorrido e disse que foram empregados todos os recursos para que a criança tivesse as melhores chances, no entanto, a prematuridade extrema tornou o quadro irreversível.
Os aparelhos que mantinham a mãe viva foram desligados logo depois do nascimento de Adryan e o corpo dela está sendo encaminhado para a cidade Araguaína, no Tocantins, onde o casal vivia antes de se mudar para Mato Grosso. O corpo da criança será transferido em breve e será sepultado junto com a mãe.

Fonte: G1/MT
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Facção é desmantelada em Tangará: PM apreende arma e prende grupo durante Operação
-
Tangará da Serra3 dias atrás
DERF desmantela quadrilha em Tangará e soluciona três roubos em menos de 72 horas
-
Denise-MT1 dia atrás
Carro cai em rio e mata duas pessoas em Denise. Criança de 8 anos é resgatada
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Morte de José Amando causa comoção em Tangará. Prefeitura decreta Luto Oficial
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Casal fica ferido após motocicleta ser atingida por carro em cruzamento na Ismael do Nascimento
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Polícia chega, suspeitos fogem e abandonam sacola com drogas no Parque Dona Júlia
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Homem é preso com armas e munições após ameaçar familiares em Progresso
-
Nova Olímpia2 dias atrás
Vereador de Nova Olímpia Defende Agricultura Familiar em Brasília