sexta, 23 de maio de 2025
Connect with us


BemRural

Aprosoja-MT participa da 4ª maior feira do Brasil

Publicado em


Fortalecimento Institucional

Aprosoja-MT participa da 4ª maior feira do Brasil

Show Safra é considerado o maior evento de difusão tecnológica de Mato Grosso. Durante o evento, a participação maciça dos produtores rurais em visita ao estande da entidade

22/03/2022

“Hoje o produtor mato-grossense anda par e o com as novas tecnologias do resto do mundo e a agricultura é um dos únicos setores que acompanha essa evolução”, disse o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, em seu discurso durante a abertura do Show Safra, nesta terça-feira (22.03), em Lucas do Rio Verde. Considerado o maior evento de difusão tecnológica de Mato Grosso e o quarto maior do Brasil, produtores rurais associados participaram ativamente da feira com visita ao estande da entidade.

O evento é realizado anualmente pela Fundação Rio Verde, e durante três dias deve receber mais de 15 mil pessoas. “Nós temos 4 grandes feiras no Estado e as empresas têm investido muito, e esses eventos são grandes oportunidades que o produtor tem para buscar inovações e diminuir os custos de produção. A entidade traz um estande para servir de casa do homem do campo, para que ele se sinta seguro em suas negociações e também conhecer um pouco mais sobre nossa entidade”, declarou Cadore.

Com temas relacionados ao agronegócio e discussões socioeconômicas pertinentes à atividade agropecuária, a feira reúne em um só evento as culturas da safra, feira de máquinas, equipamentos, produtos e serviços, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Mauro Mendes.

Durante a programação da feira, o gerente de Pesquisas do Grupo de Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (Gapes), Túlio Gonçalo, em palestra com os produtores rurais, trouxe um tema que tem tirado o sono dos agricultores, que é o enfezamento da cigarrinha-do-milho. Ele apresentou as experiências no manejo da praga e explicou algumas práticas que podem ser aplicadas no combate à doença.

“Precisamos atentar aos diversos sintomas para confirmar a doença, existe muita confusão na identificação. O manejo do enfezamento é através principalmente do vetor (cigarrinha-do- milho). O monitoramento deve ser feito em no mínimo 30 plantas por amostra e pela manhã se for possível. O vetor não se multiplica em outros hospedeiros, mas pode utilizá-los como ponte. Aparentemente os sintomas são mais percebidos nas bordaduras, talvez por uma interação entre fertilidade e feitos da doença. E o mais importante a constância nas aplicações do que o produto utilizado, existem diversas boas opções no mercado”, declarou o pesquisador.

O diretor executivo da Aprosoja-MT, Wellington Andrade, também palestrou no evento. Ele apresentou os projetos e programas da entidade. “Mostramos aos produtores rurais que eles podem contar com a instituição em todos os nossos projetos e que a sede em Cuiabá está à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões”, afirmou.

O Show Safra segue até o dia 25 de março.  

Fonte: Rosangela Milles

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

BemRural

Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Published

on

Foto: G1

Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.

O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se aram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.

De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.

“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele ava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.

Continue Reading

BemRural

FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil

Published

on


Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana