Política MT
Coordenada pelo deputado Chico Guarnieri, Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação começa os trabalhos na ALMT

Crédito da foto: Matheus Henrike / Assessoria
Idealizada pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), a Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) foi instalada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nessa quinta-feira (15.05). Reunindo diferentes representantes que atuam nesses setores em Mato Grosso, foi iniciado o debate que tem como objetivo final propor melhorias nas leis e também nas políticas públicas relacionadas ao tema.
“A tecnologia está presente em tudo, vivenciamos esse poder tecnológico a todo momento, inclusive, enquanto dormimos. Por isso, não podemos deixar de lado essa temática, precisamos acompanhar essa evolução e buscarmos estar dentro do que está acontecendo para que o nosso estado seja ainda mais conectado e competitivo”, disse Chico Guarnieri, coordenador-geral da FPTI.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, parabenizou o deputado pela iniciativa de trazer o tema para o debate público e também por ter sido o único parlamentar a pedir uma visita ao Parque Tecnológico, cujo Centro de Inovação está localizado em Várzea Grande.
“Aproveito para parabenizá-lo, deputado, o senhor foi o primeiro deputado, dentre os 24, a pedir para fazer uma visita ao Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso, o senhor quis conhecer pessoalmente e eu tomei aquilo como uma fiscalização, preparamos tudo para recebê-lo. Reforço os parabéns por essa Frente também, deputado”, afirmou Allan Kardec.
O titular da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado aproveitou para indicar os investimentos do governo estadual nesse ramo, indicando por exemplo, a criação de um núcleo de inovação e empreendedorismo digital em Cuiabá e projetos voltados à conversão de motores a diesel para etanol.
A professora Ivana Aparecida Ferrer Silva, representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), destacou a importância da sustentabilidade e da preservação dos biomas locais. Ela defendeu a valorização do patrimônio natural e do conhecimento tradicional das comunidades como base para soluções inovadoras, sustentáveis e alinhadas às necessidades da população.
“As instituições de ciência e tecnologia (ICTs) exercem um papel fundamental, juntamente com outros atores quando a gente discute esse tema e isso vem desde os conceitos da tríplice hélice que reúne governo, as ICTs e a sociedade. Nesse propósito, a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) também se coloca à disposição para colaborar no fortalecimento da ciência e tecnologia do nosso estado”, complementou Fernando Selleri, diretor e professor na Unemat em Barra do Bugres.
Lays Batista Fitaroni, representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), entidade ligada ao Sistema da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), reforçou o compromisso da indústria com a inovação e comentou que o objetivo é capacitar cada vez mais pessoas voltadas para esse viés inovador e manter os talentos dentro do estado.
Outra instituição que também atua na área e vai incrementar o debate é o Agrihub, ligado ao sistema Famato. Érika Segóvia, gerente de novos negócios, explicou que a proposta do trabalho do hub é conectar os produtores rurais à tecnologia e inovação atendendo a necessidade do setor produtivo mato-grossense.

Também marcaram presença no primeiro encontro da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação, Giórgio Aguiar, representando a Casa Civil, os alunos e professores do curso de Direito de Barra do Bugres, Denise e de Colíder, além de autoridades públicas de Barra do Bugres.

Política MT
Chico Guarnieri propõe Frente Parlamentar sobre Tecnologia e Inovação

Foto: JL Siqueira/ALMT
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) que estará sob sua coordenação e terá como demais membros os parlamentares: Beto Dois a Um, Diego Guimarães, Elizeu Nascimento, Fábio Tardin e Júlio Campos.
Como presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa, Chico busca trabalhar em prol da industrialização do estado, ainda mais após as visitas ao Parque Tecnológico de Mato Grosso, com o escritório de inovação localizado em Várzea Grande. O local será referência para criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras. A inauguração deve ocorrer no primeiro semestre de 2025.
“Temas como ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo geram um grande impacto na vida do cidadão. É necessário a participação de todas as entidades e instituições interessadas, inclusive sobre questões orçamentais. A FPTI pretende estimular a capacidade de respostas às transformações e desafios enfrentados pelo nosso estado”, ressaltou Guarnieri, na sessão dessa quarta-feira (26.03).
A Frente Parlamentar é a associação que se destinará a promover, juntamente com representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e afins, o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para Mato Grosso. A Frente propõe gerar um amplo debate público, sugerir e definir leis, regulamentações e políticas capazes de impulsionar a transformação positiva da realidade socioeconômica mato-grossense.

Com a criação da Frente, serão realizados simpósios, seminários e outros eventos relacionados a divulgação da política em curso versus estado das coisas, e também a apresentação dos resultados das experiências.
Política MT
Combate à dengue: Chico Guarnieri propõe programa de vacinação nas escolas

Foto: JL Siqueira / ALMT
Diante do cenário preocupante do número de casos da dengue em nosso Estado, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação do programa “Escola Livre da Dengue”. A proposta prevê a vacinação dos estudantes, do ensino fundamental e médio, nas instituições de ensino públicas e privadas de Mato Grosso.
Guarnieri argumentou que foram 40 mil registros de dengue no Estado, em 2024. Neste ano, até esta quarta-feira (12.03), 9.365 casos já foram confirmados, segundo o da Secretaria de Saúde mato-grossense (SES).
A vacina da dengue, de acordo com a SES, está disponível apenas para a população de 10 a 14 anos e de janeiro do ano ado até 10 de março de 2025, foram istradas 39.368 doses.
“As crianças ficam vulneráveis devido à exposição em ambientes com grande concentração de pessoas e também estão com o sistema imunológico em desenvolvimento. As escolas são espaços estratégicos para campanhas de saúde pública, permitem um alcance amplo, sem a necessidade de deslocamentos para centros de saúde”, comentou o deputado.
O parlamentar destacou ainda que essa proposta reforçaria também o trabalho de prevenção contra a dengue, estimulando a conscientização tanto das crianças e adolescentes, e de deus familiares.
“O ambiente escolar é ideal para disseminação de informações sobre o combate ao mosquito transmissor e sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas em casa”, completou.
O que prevê o projeto?
O projeto de Lei, apresentado nessa quarta-feira (12.03), na sessão plenária, em Cuiabá, prevê que os pais ou responsáveis devem ser notificados sobre o calendário vacinal e a importância de completar todas as doses da vacina.
“Deverão ser organizados ‘Dias D de Vacinação’ dentro das instituições de ensino, com o devido intervalo entre as doses do imunizante, facilitando o o à imunização”, indica o terceiro artigo.
Caberá às escolas acompanhar os índices de vacinação dos alunos e incentivar os responsáveis a garantirem a imunização completa. A SES poderá divulgar os dados de cobertura vacinal das instituições de ensino como forma de estimular a adesão.
O Poder Executivo poderá firmar convênios com os municípios, entidades privadas e organizações da sociedade civil para a execução dessas ações.

As instituições de ensino que atingirem altos índices de vacinação receberão o selo de “Escola protegida contra a dengue”, também sendo possível outras formas de premiação a critério da SES.
-
Polícia7 dias atrás
Adolescentes de 16 e 17 anos são assassinados em rodoviária de Barra do Bugres
-
Polícia6 dias atrás
Onda de crimes em Barra do Bugres: PM desarticula grupo ligado ao Comando Vermelho
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Facção é desmantelada em Tangará: PM apreende arma e prende grupo durante Operação
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Carro atinge camionete e arremessa homem que sofre ferimentos graves no Anel Viário
-
Tangará da Serra2 dias atrás
DERF desmantela quadrilha em Tangará e soluciona três roubos em menos de 72 horas
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Jovem de 18 anos com histórico criminal de roupo e porte ilegal de arma é preso no Dona Júlia
-
Tangará da Serra1 dia atrás
Morte de José Amando causa comoção em Tangará. Prefeitura decreta Luto Oficial
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Casal fica ferido após motocicleta ser atingida por carro em cruzamento na Ismael do Nascimento