quinta, 22 de maio de 2025
Connect with us


Política MT

Dr. João reúne autoridades para evitar colapso na Saúde de Cuiabá e VG e encontrar solução definitiva

Publicado em

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB), agiu rápido e reuniu diversas autoridades do estado, na última segunda-feira (09), para tentar evitar novamente um colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande. O parlamentar foi informado sobre diversos problemas, que poderiam resultar na paralisação de atendimentos e falta de medicamentos.

“Nós da Comissão de Saúde fomos procurados pelos representantes dos hospitais filantrópicos sobre a suspensão dos pagamentos de fornecedores, profissionais contratados e para aquisição de medicamentos e insumos. É algo muito grave e que poderia estourar novamente em quem mais precisa, que é a nossa população”, destacou o deputado Dr. João.

Ao ficar sabendo da situação, Dr. João conversou com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União) e com os membros da Comissão de Saúde para uma reunião emergencial.

Participaram do encontro: Ministério Público do Estado (MPE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), representantes dos hospitais e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Ficou definido na reunião que os deputados estaduais irão se reunir, até o fim da semana, com o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando Perri, para que os próximos rees sejam feitos diretamente pelo judiciário, sem ar pelos cofres dos municípios.

“Demos uma sugestão ao desembargador: se algum hospital tiver algum contrato que tenha que receber, por exemplo, um dinheiro da UTI, o Tribunal de Justiça encaminhará esse dinheiro direto para essa fonte recebedora. Não aria esse dinheiro pela prefeitura municipal. Eu acredito que vai ajudar, vai ser emergencialmente”, explicou Dr. João.

Sem os rees, os hospitais não tem capacidade de atender os pacientes devido à falta de insumos, medicamentos e trabalhadores, que estão com folha atrasada.

“A situação é muito difícil da Secretaria Mundial de Saúde de Cuiabá e também de Várzea Grande. Então, vai ter que fazer uma gestão muito profissional e se não tiver ajuda do Governo do Estado, ninguém governa”, finalizou Dr. João.

O promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, que participou da reunião, encaminhou ainda na segunda-feira (09) ao procurador-geral de Justiça o pedido para realização de uma audiência com os prefeitos eleitos e os atuais prefeitos a fim de firmar um acordo para garantir o pagamento dos prestadores de serviços e a continuidade dos atendimentos em dezembro e janeiro de 2025.

Atualmente, os hospitais filantrópicos recebem recursos do fundo estadual e também do governo federal, que é reado para as prefeituras. Porém, os recursos federais não estão sendo encaminhados pelas istrações municipais.

Política MT

Coordenada pelo deputado Chico Guarnieri, Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação começa os trabalhos na ALMT

Published

on

Crédito da foto: Matheus Henrike / Assessoria

Idealizada pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), a Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) foi instalada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nessa quinta-feira (15.05). Reunindo diferentes representantes que atuam nesses setores em Mato Grosso, foi iniciado o debate que tem como objetivo final propor melhorias nas leis e também nas políticas públicas relacionadas ao tema.

“A tecnologia está presente em tudo, vivenciamos esse poder tecnológico a todo momento, inclusive, enquanto dormimos. Por isso, não podemos deixar de lado essa temática, precisamos acompanhar essa evolução e buscarmos estar dentro do que está acontecendo para que o nosso estado seja ainda mais conectado e competitivo”, disse Chico Guarnieri, coordenador-geral da FPTI.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, parabenizou o deputado pela iniciativa de trazer o tema para o debate público e também por ter sido o único parlamentar a pedir uma visita ao Parque Tecnológico, cujo Centro de Inovação está localizado em Várzea Grande.

“Aproveito para parabenizá-lo, deputado, o senhor foi o primeiro deputado, dentre os 24, a pedir para fazer uma visita ao Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso, o senhor quis conhecer pessoalmente e eu tomei aquilo como uma fiscalização, preparamos tudo para recebê-lo. Reforço os parabéns por essa Frente também, deputado”, afirmou Allan Kardec.

O titular da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado aproveitou para indicar os investimentos do governo estadual nesse ramo, indicando por exemplo, a criação de um núcleo de inovação e empreendedorismo digital em Cuiabá e projetos voltados à conversão de motores a diesel para etanol.

A professora Ivana Aparecida Ferrer Silva, representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), destacou a importância da sustentabilidade e da preservação dos biomas locais. Ela defendeu a valorização do patrimônio natural e do conhecimento tradicional das comunidades como base para soluções inovadoras, sustentáveis e alinhadas às necessidades da população.

“As instituições de ciência e tecnologia (ICTs) exercem um papel fundamental, juntamente com outros atores quando a gente discute esse tema e isso vem desde os conceitos da tríplice hélice que reúne governo, as ICTs e a sociedade. Nesse propósito, a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) também se coloca à disposição para colaborar no fortalecimento da ciência e tecnologia do nosso estado”, complementou Fernando Selleri, diretor e professor na Unemat em Barra do Bugres.

Lays Batista Fitaroni, representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), entidade ligada ao Sistema da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), reforçou o compromisso da indústria com a inovação e comentou que o objetivo é capacitar cada vez mais pessoas voltadas para esse viés inovador e manter os talentos dentro do estado.

Outra instituição que também atua na área e vai incrementar o debate é o Agrihub, ligado ao sistema Famato. Érika Segóvia, gerente de novos negócios, explicou que a proposta do trabalho do hub é conectar os produtores rurais à tecnologia e inovação atendendo a necessidade do setor produtivo mato-grossense.

Também marcaram presença no primeiro encontro da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação, Giórgio Aguiar, representando a Casa Civil, os alunos e professores do curso de Direito de Barra do Bugres, Denise e de Colíder, além de autoridades públicas de Barra do Bugres.

Continue Reading

Política MT

Chico Guarnieri propõe Frente Parlamentar sobre Tecnologia e Inovação

Published

on

Foto: JL Siqueira/ALMT

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) que estará sob sua coordenação e terá como demais membros os parlamentares: Beto Dois a Um, Diego Guimarães, Elizeu Nascimento, Fábio Tardin e Júlio Campos.

Como presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa, Chico busca trabalhar em prol da industrialização do estado, ainda mais após as visitas ao Parque Tecnológico de Mato Grosso, com o escritório de inovação localizado em Várzea Grande. O local será referência para criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras. A inauguração deve ocorrer no primeiro semestre de 2025.

“Temas como ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo geram um grande impacto na vida do cidadão. É necessário a participação de todas as entidades e instituições interessadas, inclusive sobre questões orçamentais. A FPTI pretende estimular a capacidade de respostas às transformações e desafios enfrentados pelo nosso estado”, ressaltou Guarnieri, na sessão dessa quarta-feira (26.03).

A Frente Parlamentar é a associação que se destinará a promover, juntamente com representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e afins, o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para Mato Grosso. A Frente propõe gerar um amplo debate público, sugerir e definir leis, regulamentações e políticas capazes de impulsionar a transformação positiva da realidade socioeconômica mato-grossense.

Com a criação da Frente, serão realizados simpósios, seminários e outros eventos relacionados a divulgação da política em curso versus estado das coisas, e também a apresentação dos resultados das experiências.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana