Política MT
Lei cria Política de Educação Especial e Inclusiva em MT
Thiago na plenária da AL
Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (União), no mês de março, a nova Lei 11689/2022 de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que cria a Política Estadual de Educação Especial, Equitativa e Inclusiva em Mato Grosso.
De acordo com a lei, o Estado implementará programas e ações com vistas à garantia dos direitos à educação e ao atendimento educacional especializado/individualizado aos estudantes de acordo com sua deficiência e potencialidade.
“Nosso mandato tem o compromisso com a inclusão e, para mim, é uma satisfação ver esta lei sancionada que irá trabalhar políticas públicas eficazes que tratam de inclusão no processo educacional em Mato Grosso. Essa é uma necessidade que recebemos de pais de alunos e toda a comunidade escolar e esperamos que a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) cumpra a lei com objetivo de realizar uma política pública pensada na individualidade de cada um, visando a inclusão social e aprendizagem de todos”, disse o deputado.
Segundo a lei, são princípios da Política Estadual de Educação Especial e Inclusiva: educação como direito para todos em um sistema educacional equitativo e inclusivo, ambiente escolar acolhedor e inclusivo, desenvolvimento pleno das potencialidades do educando, ibilidade ao currículo e aos espaços escolares, participação de equipe multidisciplinar no processo de decisão da família ou do educando quanto à alternativa educacional mais adequada e também a garantia de implementação de escolas bilíngues de surdos e cegos.
De acordo com a professora cuiabana, Eliane Braga, “o Estado precisa de fato fazer uma imersão e realizar ações inclusivas na área educacional, pois percebe-se que o Governo ainda precisa avançar muito nesta discussão”.
A Secretaria de Estado de Educação poderá atuar em colaboração com o Ministério da Educação para aplicar no âmbito da Política Estadual de Educação Especial, os mesmos objetivos da Política Nacional de Educação Especial, Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.

Política MT
Proposto por Chico Guarnieri, roteiro de visita técnica em locais turísticos é aprovado pela CICT

Foto: Gilberto Leite / ALMT
O roteiro de visitas técnicas aos locais turísticos de Mato Grosso, proposto pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), foi aprovado pela Comissão de Indústria, Comércio e Turismo (CICT) da Assembleia Legislativa. A reunião foi realizada nesta terça-feira (20.05). A ideia do parlamentar, que é também o presidente da Comissão, é avaliar o potencial turístico e industrial do estado, para construir um diagnóstico detalhado que contribua com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.
“Vamos rodar o estado de Mato Grosso por inteiro, escutando a população, empresários, gestores locais e conhecendo de perto as demandas e vocações econômicas de cada região”, explicou Guarnieri.
A previsão é que as visitas comecem em junho, pela região Noroeste. Devem ser visitados os municípios de Barra do Bugres (cidade natal de Chico Guarnieri), Brasnorte, Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.
“Queremos ver de perto as iniciativas que estão dando certo e entender os desafios enfrentados pelas cadeias do turismo, comércio e indústria nessas localidades. Vamos trabalhar para impulsionar o desenvolvimento regional com base na escuta e na articulação com os atores locais”, afirmou
As visitas técnicas também serão estendidas para a região do Araguaia, Vale do Rio Jauru, além da própria Baixada Cuiabana.
“Essas regiões têm enorme potencial turístico que precisa ser valorizado e promovido. O turismo, aliado ao comércio e à indústria local, pode gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável para centenas de famílias”, enfatizou o deputado Júlio Campos, que também é membro da Comissão.

Com o roteiro aprovado, a CICT poderá articular as visitas aos municípios com apoio do poder público local.
Política MT
Mauro Mendes lidera corrida para o Senado com 60%; Janaína fica em 2º lugar
O governador Mauro Mendes (União) lidera a intenção de votos para o Senado Federal nas eleições de 2026 com 60,8%, em pesquisa estimulada divulgada pela Paraná Pesquisas, nesta sexta-feira (23). Em segundo lugar aparece a deputada estadual Janaína Riva, com 29,2% e em terceiro aparece o ex-governador Pedro Taques, com 18,3% das intenções de voto. Dois nomes serão eleitos.
Em um possível cenário de reeleição, o senador Jayme Campos (União), aparece com 15,1%.
Já o deputado federal José Medeiros também aparece na pesquisa com 13%. Enquanto o senador Carlos Fávaro (PSD), que atualmente assume o cargo de ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro e deve tentar a reeleição para o Senado, aparece com 11,2% das intenções de votos.
Figurando os últimos lugares da lista de intenção de votos para o Senado Federal aparece a ex-deputada federal Professora Rosa Neide (PT) com 7,3% e os ex-presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, aparece com 3,8%.
O número de pessoas que não souberam opinar soma 5,8% e 7,5% dos entrevistados optaram pelo voto em branco ou nulo.
Para esta pesquisa, a Paraná Pesquisas ouviu 1540 eleitores em 60 municípios do estado. O nível de confiança do levantamento é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas entre os dias 7 e 11 de maio.
Pesquisa espontânea
Já na pesquisa espontânea, que é quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, o governador Mauro Mendes também aparece em primeiro lugar para o Senado Federal, com 7,1% dos votos.
Neste cenário, Janaína Riva aparece em segundo com 0,8%, empatada com José Medeiros e o senador Wellington Fagundes (PL).
Jayme Campos aparece com 0,7%, Carlos Fávaro com 0,7% e Pedro Taques com 0,3%.
O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) também foi lembrado pelos entrevistados como possível nome ao Senado e apareceu na pesquisa com 0,2% das intenções de voto. Assim como o ex-governador Blairo Maggi, que também foi lembrado por 0,2% dos entrevistados. Os dois aparecem empatados com Antônio Galvan.
Em último lugar na pesquisa espontânea aparece a professora Rosa Neide, com 0,1%.
Outros nomes foram citados pelos entrevistados somando 0,7%, enquanto os que não souberam opinar somam 81,4%.
6,4% disseram votar branco ou nulo nas eleições para o Senado Federal.

Fonte: Repórter MT
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Facção é desmantelada em Tangará: PM apreende arma e prende grupo durante Operação
-
Tangará da Serra3 dias atrás
DERF desmantela quadrilha em Tangará e soluciona três roubos em menos de 72 horas
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Jovem de 18 anos com histórico criminal de roupo e porte ilegal de arma é preso no Dona Júlia
-
Denise-MT1 dia atrás
Carro cai em rio e mata duas pessoas em Denise. Criança de 8 anos é resgatada
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Morte de José Amando causa comoção em Tangará. Prefeitura decreta Luto Oficial
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Casal fica ferido após motocicleta ser atingida por carro em cruzamento na Ismael do Nascimento
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Polícia chega, suspeitos fogem e abandonam sacola com drogas no Parque Dona Júlia
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Homem é preso com armas e munições após ameaçar familiares em Progresso