sábado, 24 de maio de 2025
Connect with us


Cidades

Nova Olímpia promove ações contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em

Visando prevenir e enfrentar o problema da violência e abuso sexual praticados contra crianças e adolescentes  no município de Nova Olímpia, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Centro de Referência Especializada de Assistência Social _ CREAS , Centro de Referência de assistência Social_CRAS, realizaram no período de 07 a 18 de Maio , ações contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Estamos realizando essas ações para chamar atenção de toda sociedade Novaolimpiense. O abuso e exploração sexual existe em nosso município e não podemos fechar os olhos para estes acontecimentos. Qualquer ato suspeito denuncie. A gestão Municipal Nossa bandeira é trabalho, preza pelas a crianças e adolescentes.

O objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da prevenção e chamar a atenção da sociedade em geral para o enfretamento da violência contra menores.

Fique atentos aos principais sinais que uma criança apresenta após sofrer abuso sexual:

– Choro sem motivo aparente;

– Dificuldade de alimentação;

– Não gosta mais de brincar;

– Problemas de saúde sem causa aparente;

– Isolamento;

VAMOS FAZER BONITO JUNTOS?

A Campanha Faça Bonito é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

A Campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Para além da data, a campanha com os dizeres ‘Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes’ é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Então perguntamos: como podemos fazer para o 18 de Maio ser maior que um dia, maior que um mês? Como podemos além da data, destacar as graves violações de direitos de crianças e adolescentes e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes? É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. E nós estamos dispostos a debater e conversar sobre isso. Esperamos que você também esteja!

CAMPANHA FAÇA BONITO – NAS REDES SOCIAIS

PROGRAMAÇÃO

07 DE MAIO – Lançamento da Campanha nos meios de comunicação e redes sociais

11 DE MAIO – Lançamento do Vídeo Informativo sobre o dia 18 de maio e ao Combate ao abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes e distribuição de cartazes nos comércios e instituições;

13 DE MAIO – Inserção e veiculação de frases alusiva ao dia 18 de Maio para ser veiculada durante 7 dias.

14 DE MAIO – Distribuição de cartazes nos comércios e instituições;

15 e18 DE MAIO – Distribuição de folders nos comércios local;

Fonte: AMM

Cidades

Chico Guarnieri propõe Portal de Obras para divulgação de informações sobre obras públicas

Published

on

Foto: JL Siqueira/ALMT

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) apresentou um Projeto de Lei para criação de um Portal de Obras de Mato Grosso, plataforma online destinada a fornecer informações detalhadas sobre as obras públicas em execução, previstas ou concluídas pelo governo do Estado.

O controle das obras será ível a todos os cidadãos através da internet.Serão disponibilizadas informações como localização geográfica em mapa interativo, órgão responsável pela execução do projeto, descrição da obra, data de início e conclusão, valores de orçamento, justificativas para eventuais atrasos, contratados responsáveis, relatórios realizados, fotos atualizadas, além de links para legislações e documentos relacionados.

O Poder Público já conta com paineis de monitoramento, como o mapa de obras do Sinfralog e também o Geo-obras do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Todavia, a proposta apresentada no dia 19 de março, tem o objetivo de ampliar as informações que são disponibilizadas sobre os projetos executados pela gestão estadual.

“Esse Portal vai possibilitar o livre o dos cidadãos a informações sobre o andamento, os custos e a execução das obras públicas, garantindo assim, e facilitando, o maior controle social e fortalecendo a confiança da população na istração pública. Essa ferramenta vai promover a eficiência e otimização dos recursos públicos”, destacou o parlamentar.

Continue Reading

Cidades

Morre bebê de grávida que foi mantida viva por aparelhos em MT

Published

on

Morreu na madrugada deste sábado (25), em menos de 24 horas após o parto, o bebê da jovem Joyce Sousa Araújo, de 21 anos, que estava sendo mantida viva por aparelhos na Santa Casa de Rondonópolis, a 456 km de Tangará da Serra, após ter sofrido um aneurisma no dia 20 de dezembro e ter morte cerebral decretada no dia 1º de janeiro.

O recém-nascido era um menino e foi batizado com o nome de Adryan Miguel Sousa Borges. Ele nasceu com 900 gramas na manhã de sexta-feira (24) e em seguida foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

Em nota, a Santa Casa lamentou o ocorrido e disse que foram empregados todos os recursos para que a criança tivesse as melhores chances, no entanto, a prematuridade extrema tornou o quadro irreversível.

Os aparelhos que mantinham a mãe viva foram desligados logo depois do nascimento de Adryan e o corpo dela está sendo encaminhado para a cidade Araguaína, no Tocantins, onde o casal vivia antes de se mudar para Mato Grosso. O corpo da criança será transferido em breve e será sepultado junto com a mãe.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana