sexta, 23 de maio de 2025
Connect with us


Polícia

Sobrinho que matou e arrancou o coração da tia está apto a sair de hospital psiquiátrico em MT, aponta laudo

Publicado em

Lumar Costa da Silva, de 33 anos, que matou e arrancou o coração da própria tia está apto a sair do Centro Integrado de Atenção Psicossocial à Saúde Adauto Botelho (CIAPS), segundo um laudo psiquiátrico da unidade. Ele está internado há 8 meses, após um documento entregue à Justiça apontar que ele tem transtorno afetivo bipolar.

Lumar matou Maria Zélia da Silva, de 55 anos, em julho de 2019, em Sorriso. Depois, ele ainda levou o coração da vítima e o entregou para uma filha dela.

O relatório feito pela equipe multiprofissional do Adauto Botelho diz que Lumar está “apto para alta hospitalar, não necessitando de cuidados intensivos por 24 horas e deve continuar o tratamento em modalidade ambulatorial com um Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) de seu município”.

Com o relatório, o advogado Dener Felizardo, responsável pela defesa de Lumar, entrou com um pedido na Justiça para que ele saia da unidade e continue o tratamento em casa, já que não há pena a cumprir. O pedido foi protocolado na quarta-feira (22).

Com base no relatório de sanidade mental, a Segunda Vara Criminal de Sorriso absolveu sumariamente Lumar, em junho de 2022.

O que diz o relatório?

Lumar foi internado no Adauto Botelho no dia 5 de outubro de 2023. À época, ele foi transferido da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem”, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, para a unidade de saúde.

Segundo o relatório, durante o atendimento com as enfermeiras, Lumar não apresentou alterações comportamentais, teve boa aceitação das medicações e da dieta oferecida. “Apresenta-se calmo, orientado e comunicativo, receptivo e colaborativo”.

Sobre o atendimento com a equipe de Serviço Social, os profissionais informaram que ele sempre se mostrou calmo, com discurso lógico e coerente. Sempre participou das atividades propostas. Boa interação com os profissionais e com os demais pacientes. Durante as visitas e ligações com a família, se mostrava afetuoso e receptivo.

Com as equipes de atendimento psicológico “não apresentou alterações comportamentais graves, mas com alterações relacionadas a ambientação e aos pacientes que estavam em um nível de psicose mais acentuado”.

De acordo com os profissionais, Lumar possui referência familiar que estão em contato regular com os pais que irão acolhê-lo diante a desinternação. Ele deve continuar o tratamento na casa do pai, que mora em Campinas (SP), em regime laboratorial sendo referenciado a Rede de Apoio Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

Relembre o caso

O sobrinho tinha se mudado para Mato Grosso há quatro dias depois de tentar matar a mãe dele em Campinas, São Paulo. O delegado, à época, André Ribeiro, classificou rapaz como ‘repugnante, monstro e perturbado’.

Fonte: G1/MT

Polícia

Onda de crimes em Barra do Bugres: PM desarticula grupo ligado ao Comando Vermelho

Published

on

Uma grande operação da Polícia Militar realizada na tarde desta quinta-feira, 15, resultou na prisão de cinco suspeitos e na apreensão de drogas e materiais ligados ao tráfico em Barra do Bugres, a 77 km de Tangará da Serra.

Por volta das 15h, durante rondas pela Rua Goiás, uma equipe policial avistou um indivíduo em uma motocicleta Honda Fan 125 preta, parando em frente à uma residência. Os policiais perceberam que a moto estava sem o lacre de segurança e tentaram realizar a abordagem. O suspeito, ao notar a movimentação, jogou um invólucro que carregava na mão e fugiu correndo para dentro do quintal da casa, pulando muros de residências vizinhas.

Na área externa da casa, foram localizados dois suspeitos, além de uma sacola contendo diversos pinos de substância análoga à cocaína. O material dispensado anteriormente pelo suspeito em fuga também se tratava de pasta base de cocaína. A fuga do suspeito mobilizou diversas equipes da PM, que conseguiram capturá-lo escondido no quintal de uma residência atrás da agência da Caixa Econômica Federal.

Ele é apontado como o principal responsável por ataques e homicídios ligados à facção Comando Vermelho na cidade. No momento da abordagem, ele quebrou o próprio celular, numa tentativa de eliminar provas de suas ações criminosas.

Ainda na residência, os policiais constataram que outro envolvido apresentava um ferimento na parte posterior da coxa direita causado por disparo de arma de fogo. Ele relatou ter sido alvejado durante a madrugada, por volta das 4h40, após ter participado de uma tentativa de execução na Rua Goitacazes, próxima a uma distribuidora de bebidas, a mando da facção.

As diligências continuaram em outro endereço, onde foi localizado outro suspeito, acompanhado de sua esposa. Ele afirmou ter chegado à cidade há quatro dias, vindo de Jaciara, e revelou que sua função na facção era mapear a movimentação das viaturas da polícia, fazer registros em foto e vídeo, e rear informações por meio de grupos de mensagens. Também disse que era responsável por procurar imóveis para abrigar integrantes da organização criminosa vindos de fora.

Na residência dele, a polícia encontrou cinco pinos de substância análoga à cocaína. Em outro ponto da cidade, foi abordada uma menor de idade, que relatou ter sido recrutada pela facção. Na casa dela foram apreendidos 14 pinos de cocaína, duas porções de maconha e outros materiais associados ao tráfico.

Ao todo, foram conduzidos três homens e duas mulheres à delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências cabíveis. A operação resultou ainda na apreensão de 30 porções de entorpecentes e de uma motocicleta Titan preta, utilizada pelo suspeito inicialmente abordado. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar outros possíveis envolvidos.

Continue Reading

Polícia

Adolescentes de 16 e 17 anos são assassinados em rodoviária de Barra do Bugres

Published

on

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram assassinados a tiros na rodoviária de Barra do Bugres, município localizado a 77 quilômetros de Tangará da Serra, na tarde desta quarta-feira (14). O duplo homicídio chocou moradores.

De acordo com o registro da ocorrência, testemunhas relataram que os jovens aguardavam o ônibus com destino a Diamantino quando foram surpreendidos por dois criminosos que chegaram em uma motocicleta. Sem qualquer aviso, os suspeitos efetuaram diversos disparos contra as vítimas, que não tiveram chance de reação.

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou os adolescentes já sem vida. Na cena do crime, os agentes localizaram várias cápsulas deflagradas de munição calibre nove milímetros, indício de que os atiradores usaram armamento pesado na execução.

Após o crime, os suspeitos fugiram em alta velocidade e, apesar das rondas realizadas na região, até o momento ninguém foi localizado ou preso. A Polícia Civil investiga o caso para apurar a motivação do crime e identificar os autores.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana