Cidade
URTs estão em expansão em Porto Alegre do Norte
Agricultor de Unidade de Referência Tecnológica (URT) em maracujá intensifica a sua área em aproximadamente 400 pés de maracujá.
Em visita a URT em maracujá do Sr. Paulo Conceição, localizada na propriedade do mesmo, no P.A. Piracicaba, município de Porto Alegre do Norte. O Secretário Municipal de Agricultura, Pedro Inácio e o Técnico em Agropecuária da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), kassumo Araújo, relataram que mesmo diante da pandemia do COVID-19, os agricultores familiares Paulo Conceição e sua esposa, Adriana Aparecida, estão trabalhando e ampliando o cultivo.
Por verem os bons resultados da URT implantada em 2019 pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte em parceria com a EMPAER, decidiram ampliar o projeto que teve início em uma área de mil metros quadrados, com o cultivo de 100 mudas de maracujá para 400 mudas de maracujá Amarelo Gigante.
Os agricultores possuem uma área de 19 hectares e a fruticultura é apenas mais uma alternativa de renda para eles. Atualmente os produtores comercializam o maracujá pelo preço de R$ 5,00 kg, obtendo uma renda mensal de R$ 1.200 reais. Os frutos são vendidos no comércio local e são entregues em média 240Kg de maracujá por mês. A intenção é chegar a aproximadamente 1200kg por mês.
O casal faz todo o trabalho da propriedade e no final da tarde, eles percorrem os pés de maracujá e realizam a polinização manual. Segundo Kássumo, a polinização artificial é uma técnica utilizada no início do cultivo e quando a lavoura apresenta baixa produtividade por não ocorrer à polinização natural, que é feita pela abelha mamangava.
Pedro Inácio, enfatiza que o maracujá é uma fruta ideal para o plantio em pequena propriedade, pois o seu cultivo exige pouco espaço e requer trabalho manual para realizar a polinização, que pode ser realizada por membros da própria família do produtor. O período de colheita varia de seis a oito meses. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão permitem início de colheita mais precoce, em seis meses.
Além da assistência técnica, os técnicos da EMPAER estão auxiliando os agricultores no acompanhamento gerencial da produção, conferindo gastos e receitas do processo produtivo. Os agricultores são responsáveis pela coleta dos dados e anotações de tudo que compram e vendem.
Cientes da pandemia que assola o planeta e da gravidade da situação, os agricultores estão tomando todas as precauções para se protegerem, como o uso de máscaras, lavagem das mãos, utensílios e outros.

Pedro Inácio, juntamente com os técnicos da EMPAER, implantaram 12 URT, com culturas do maracujá, acerola, limão e banana. Isso numa área de 500 metros quadrados, nas comunidades rurais do nosso município. A prefeitura forneceu as mudas e insumos para início da produção. Os produtores tiveram a contrapartida para implantação das estruturas tipo estacas e a Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF) entregou os kits de irrigação.

Cidade
Prazo de inscrições para o vestibular da Unemat termina nesta segunda
O prazo de inscrição para o vestibular 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta segunda-feira (16/05). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site unemat.br/vestibular.
Em Tangará da Serra, a universidade abre, no total, 360 vagas para nove cursos: istração em Agronegócio (Matutino), istração em Empreendedorismo (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno).
O curso de Jornalismo é o mais novo no campus de Tangará da Serra. Iniciou em 2017 e já obteve nota 3/5 no sistema ENADE, que avalia anualmente a qualidade dos cursos superiores no país. A nota representa que a graduação está cumprindo com suas expectativas, e tem perspectivas para continuar avançando. Em período noturno, o curso possui carga horária de 3.200 horas, com disciplinas básicas e profissionalizantes, que vinculam teoria e prática, com duração mínima de 08 semestres (4 anos). Para o curso de Jornalismo, a Unemat oferece 40 vagas.
O Vestibular 2022/2 será realizado no dia 12 de junho, das 8h às 13 horas, e compreende duas fases: a primeira com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de uma redação.
O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho. O período letivo terá início no dia 8 de agosto.
Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser adas em vestibular.unemat.br

Assessoria de Imprensa
Cidade
Covid-19: 77 mil tomaram 1ª dose e apenas 24 mil imunizados com dose de reforço
O boletim que apresenta um resumo do cenário atualizado sobre a Covid-19 divulgado nesta manhã de segunda-feira, 16, pela Vigilância Epidemiológica revela que em Tangará da Serra 77.680 pessoas receberam a primeira dose da vacina, mas que apenas 24.490 buscaram a dose de reforço do imunizante.
A tendência de queda na busca pela imunização, reflexo da redução dos casos de contaminação, é evidente, quando o boletim revela o número decrescente de doses aplicadas no decorrer das campanhas de vacinação promovidas em Tangará da Serra.
Conforme o boletim epidemiológico, ao todo 169.562 doses foram aplicadas. 77.680 como 1ª dose, 64.631 como 2ª dose, o que apresenta 13.049 doses a menos aplicadas nesse intervalo.
O número de imunizados com a dose de reforço é ainda menor. Cai para 24.490 doses aplicadas. Ou seja, 53.190 a menos se comparado com o montante que recebeu a primeira dose, quando as contaminações da Covid-19 estavam no auge.
Com a 2ª dose de reforço então, o número cai drasticamente. Apenas 282 doses foram aplicadas.
Tangará da Serra registra 389 mortos por Covid-19
Do registro do primeiro caso em 2020, até a publicação deste último boletim epidemiológico, Tangará da Serra já contabilizou 389 óbitos em decorrência de complicações geradas pela Covid-19.

Ao todo, 23.375 tangaraenses foram contaminados e 22.968 tiveram seus casos evoluídos para cura. Atualmente, quatro moradores estão contaminados pelo vírus.
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Facção é desmantelada em Tangará: PM apreende arma e prende grupo durante Operação
-
Tangará da Serra4 dias atrás
DERF desmantela quadrilha em Tangará e soluciona três roubos em menos de 72 horas
-
Denise-MT2 dias atrás
Carro cai em rio e mata duas pessoas em Denise. Criança de 8 anos é resgatada
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Morte de José Amando causa comoção em Tangará. Prefeitura decreta Luto Oficial
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Casal fica ferido após motocicleta ser atingida por carro em cruzamento na Ismael do Nascimento
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Polícia chega, suspeitos fogem e abandonam sacola com drogas no Parque Dona Júlia
-
Tangará da Serra1 dia atrás
Idoso morre após ser atingido por carro na zona rural de Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Quadrilha de golpes virtuais é desarticulada e mandados são cumpridos em Diamantino