Política MT
Wilson Santos perde ação movida contra Elizeu Nascimento após debate em sessão
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) moveu uma ação contra o Sargento Elizeu Nascimento (PL), e acabou sendo derrotado após o juiz Júlio Cesar Molina Duarte Monteiro, afirmar que o processo movido por Wilson falta provas e que o 6º Juizado Especial Cível de Cuiabá é incompetente para processar e julgar a demanda.
O imbróglio começou após Wilson proferir palavras que colocavam em dúvida o trabalho da Polícia Militar, principalmente após a operação Simulacrum deflagrada pela Polícia Civil e Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT).
A defesa de Wilson pleiteou na ação, que Elizeu realizasse o pagamento de indenização no valor de R$ 40.000,00 e ainda fizesse uma publicação de retratação em suas redes sociais. No entanto, o magistrado citou que faltavam provas robustas sobre as acusações feitas pelo advogado de Santos.
“Analisando os autos, constato a incompetência para processar e julgar a presente demanda. Verifica-se que a parte pretende a exclusão da publicação de vídeo publicado na rede social Instagram do requerido, bem como a condenação a título de danos morais. Posto isso, é necessária a produção de provas, inclusive pericial, para aferir a suposta montagem e distorção da manifestação do autor durante a Sessão Extraordinária ocorrida em data de 1º/04/2022. Ademais, a dilação probatória é imprescindível para averiguar a culpa da parte requerida no fato, em tese, lesivo ao autor”, diz parte da decisão do juiz Júlio Cesar Molina que pediu o arquivamento da ação.
Na ocasião, Wilson aproveitou a sessão ordinária que aconteceu no dia 1º de abril, para tentar emplacar o seu projeto que obriga o uso de câmeras em fardas policiais. No plenário, o parlamentar voltou a defender a implantação do objeto nos PMs em serviço e citou o fato da operação ter prendido policiais que estavam matando criminosos ao invés de prendê-los para promover seus respectivos batalhões.
Elizeu se indignou com a fala do colega e saiu em defesa dos policiais militares. Presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária, e policial da reserva remunerada, o sargento foi pessoalmente nos batalhões para visitar os detidos na operação e em quais condições eles se encontravam presos.
O Sargento Elizeu pediu mais respeito a instituição Polícia Militar, e inclusive citou o fato que alguns dos PMs detidos, nem estavam nos locais de confrontos que resultaram na operação. Uma guarnição policial foi presa, apenas por estar escalada de serviço no mesmo dia que aconteceu o confronto entre PM e criminosos.
“Eu vou dizer aqui sobre uma das ocorrências, que gerou a prisão de uma guarnição da Rotam. Os policiais estão presos lá porque foram em um confronto de troca de tiros com marginais que iriam roubar uma mineradora na Ponte de Ferro, o qual um subtenente tomou um tiro na perna e morreu um vagabundo. Nessa ocorrência foram apreendidos quatro fuzis e inúmeros carregadores” disse Elizeu.

Política MT
Proposto por Chico Guarnieri, roteiro de visita técnica em locais turísticos é aprovado pela CICT

Foto: Gilberto Leite / ALMT
O roteiro de visitas técnicas aos locais turísticos de Mato Grosso, proposto pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), foi aprovado pela Comissão de Indústria, Comércio e Turismo (CICT) da Assembleia Legislativa. A reunião foi realizada nesta terça-feira (20.05). A ideia do parlamentar, que é também o presidente da Comissão, é avaliar o potencial turístico e industrial do estado, para construir um diagnóstico detalhado que contribua com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.
“Vamos rodar o estado de Mato Grosso por inteiro, escutando a população, empresários, gestores locais e conhecendo de perto as demandas e vocações econômicas de cada região”, explicou Guarnieri.
A previsão é que as visitas comecem em junho, pela região Noroeste. Devem ser visitados os municípios de Barra do Bugres (cidade natal de Chico Guarnieri), Brasnorte, Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.
“Queremos ver de perto as iniciativas que estão dando certo e entender os desafios enfrentados pelas cadeias do turismo, comércio e indústria nessas localidades. Vamos trabalhar para impulsionar o desenvolvimento regional com base na escuta e na articulação com os atores locais”, afirmou
As visitas técnicas também serão estendidas para a região do Araguaia, Vale do Rio Jauru, além da própria Baixada Cuiabana.
“Essas regiões têm enorme potencial turístico que precisa ser valorizado e promovido. O turismo, aliado ao comércio e à indústria local, pode gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável para centenas de famílias”, enfatizou o deputado Júlio Campos, que também é membro da Comissão.

Com o roteiro aprovado, a CICT poderá articular as visitas aos municípios com apoio do poder público local.
Política MT
Mauro Mendes lidera corrida para o Senado com 60%; Janaína fica em 2º lugar
O governador Mauro Mendes (União) lidera a intenção de votos para o Senado Federal nas eleições de 2026 com 60,8%, em pesquisa estimulada divulgada pela Paraná Pesquisas, nesta sexta-feira (23). Em segundo lugar aparece a deputada estadual Janaína Riva, com 29,2% e em terceiro aparece o ex-governador Pedro Taques, com 18,3% das intenções de voto. Dois nomes serão eleitos.
Em um possível cenário de reeleição, o senador Jayme Campos (União), aparece com 15,1%.
Já o deputado federal José Medeiros também aparece na pesquisa com 13%. Enquanto o senador Carlos Fávaro (PSD), que atualmente assume o cargo de ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro e deve tentar a reeleição para o Senado, aparece com 11,2% das intenções de votos.
Figurando os últimos lugares da lista de intenção de votos para o Senado Federal aparece a ex-deputada federal Professora Rosa Neide (PT) com 7,3% e os ex-presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, aparece com 3,8%.
O número de pessoas que não souberam opinar soma 5,8% e 7,5% dos entrevistados optaram pelo voto em branco ou nulo.
Para esta pesquisa, a Paraná Pesquisas ouviu 1540 eleitores em 60 municípios do estado. O nível de confiança do levantamento é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas entre os dias 7 e 11 de maio.
Pesquisa espontânea
Já na pesquisa espontânea, que é quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, o governador Mauro Mendes também aparece em primeiro lugar para o Senado Federal, com 7,1% dos votos.
Neste cenário, Janaína Riva aparece em segundo com 0,8%, empatada com José Medeiros e o senador Wellington Fagundes (PL).
Jayme Campos aparece com 0,7%, Carlos Fávaro com 0,7% e Pedro Taques com 0,3%.
O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) também foi lembrado pelos entrevistados como possível nome ao Senado e apareceu na pesquisa com 0,2% das intenções de voto. Assim como o ex-governador Blairo Maggi, que também foi lembrado por 0,2% dos entrevistados. Os dois aparecem empatados com Antônio Galvan.
Em último lugar na pesquisa espontânea aparece a professora Rosa Neide, com 0,1%.
Outros nomes foram citados pelos entrevistados somando 0,7%, enquanto os que não souberam opinar somam 81,4%.
6,4% disseram votar branco ou nulo nas eleições para o Senado Federal.

Fonte: Repórter MT
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Facção é desmantelada em Tangará: PM apreende arma e prende grupo durante Operação
-
Tangará da Serra4 dias atrás
DERF desmantela quadrilha em Tangará e soluciona três roubos em menos de 72 horas
-
Denise-MT2 dias atrás
Carro cai em rio e mata duas pessoas em Denise. Criança de 8 anos é resgatada
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Morte de José Amando causa comoção em Tangará. Prefeitura decreta Luto Oficial
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Casal fica ferido após motocicleta ser atingida por carro em cruzamento na Ismael do Nascimento
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Polícia chega, suspeitos fogem e abandonam sacola com drogas no Parque Dona Júlia
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Quadrilha de golpes virtuais é desarticulada e mandados são cumpridos em Diamantino
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Homem é preso com armas e munições após ameaçar familiares em Progresso